quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Minha mania mais obsessiva e compulsiva

Tempos atrás um professor de redação mudou a minha vida, detalhe: nunca o conheci.

Explico, na época do cursinho preparatório para vestibular precisava escrever no mínimo um texto por semana.

No balcão da secretaria tinha uma pasta para deixar as redações e posteriormente voltavam corrigidas. Não havia nenhum tipo de contato pessoal.

Lembro do início. Eu pegava a folha e olhava, toda circulada com caneta vermelha. Ele destacava cada palavra repetida e principalmente o uso do "que".

Eram tantas marcações em vermelho, até brincava falando dos papéis 'sangrando'.

Obviamente quis melhorar a qualidade dos meus escritos e tentava (a todo custo) diminuir o número de intervenções, se tornou uma espécie de desafio.

Tarefa árdua, mas aos poucos melhorei. Se vocês repararem aqui no blog eu procuro ao máximo evitar os "quês" e as repetições.

É muito difícil. Quebro a cabeça, caçando sinônimos, looping eterno lendo, relendo e reformulando as frases.

Fico doidinha, quando não consigo me dá certa frustração. Virou comportamento obsessivo, jamais fui a mesma depois dessa experiência.

Tenho até aqui nos meus favoritos esse site (contador de quantas vezes você usou cada termo).

Lado positivo: o cuidado, atenção e a busca em tentar aprimorar. E a parte negativa: acabo ficando  limitada ao me expressar (pois vou eliminando várias sentenças por não se encaixarem) e neurótica demais pelas "regras" ditarem todas direções.



Ps: Daqui para baixo, desliga o contador. -Ufa, que alívio!-

Deixei o texto mais ou menos como ele faria (bem mais leve, na verdade), em vermelho algumas das repetições.

Pretendia sugerir para você tentar escrever algo nesses moldes, porém melhor não, vai que acaba igual a mim? (mas tenta reparar na quantidade de 'quês' usados, pode ser feito metralhadora!) xD

Pronto, desabafei sobre essa minha mania, despertada por alguém que não sei nem o nome!

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Juliana disse...

Eu fico lendo e relendo o que eu escrevo também e quando percebo que repeti a palavra jogo no Google "palavra x sinônimo" xD
Mas acho que eu devo deixar passar várias repetições de termos que chamam menos a atenção, como o "que". Já salvei o site aqui nos meus favoritos também, adorei a dica!

Anne disse...

O "que" eu tento eliminar completamente dos meus textos. O resto tento repetir o mínimo possível.

Postar um comentário

* Informações sobre produtos: clique na imagem ou leia o post *

Para todos os outros comentários: muito obrigada!

Related Posts with Thumbnails