sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

É possível comer (muito) bem no Japão!

Há muito tempo pensava em falar um pouco sobre as comidinhas gostosas do Japão, mas sempre acabava enrolando.

Dessa vez resolvi abordar o tema, pois foram acontecendo várias coisas e o assunto acabou ficando entalado na garganta. Me incomodando mesmo.

Cansei da visão clichê e limitada de algumas pessoas sobre os hábitos alimentares dos japoneses, não existe só sushi e sashimi. Não se come só peixe cru e outras coisas 'estranhas'.



Só para citar um exemplo, quando o time do Corinthians embarcou para o Japão vários torcedores viajaram para assistir os jogos. Na televisão eu acompanhava as matérias sobre as expectativas das pessoas e vi uma família levando na mala um monte de pacotes de macarrão instantâneo a.k.a miojo (!), pois eles não queriam passa fome...

Fiquei abismada com esse pensamento, infelizmente observando e conversando percebi quanta gente têm essa ideia totalmente distorcida.

Posso falar bem sobre isso, apesar da minha descendência japonesa eu não apreciava a culinária oriental, poucas coisas me agradavam e era bem enjoada para comer. Felizmente com o passar dos anos isso foi mudando, atualmente amo.

Entendo os 'chatos' com comida (afinal, também já fui um deles), mas reforçar o estereótipo de "no Japão só tem comida ruim, se for para lá passo fome" sem procurar conhecer um pouco, não dá.

Fiz esse post especialmente para essas pessoas, quero provar a existência de várias delícias do outro lado do mundo, se você viajar para lá só passará fome se quiser. Dá para comer muitíssimo bem.

Depois do clique veja algumas dicas de lugares e comidinhas imperdíveis e inesquecíveis.


 Saizeriya

Existem muitos restaurantes nesse estilo, definido como 'Family Restaurant'. Como o nome diz, ele tenta agradar todos da família e então no cardápio encontramos diversos tipos de saladas, carnes, massas e deliciosas entradas e sobremesas.

As porções são pequenas, eu sempre ficava querendo mais, mas pelo menos dá para comer entrada, prato principal e sobremesa tranquilamente (aqui no Brasil dificilmente consigo chegar na sobremesa por estar muito cheia).

Uma grande vantagem da maioria dos locais para comer no Japão é o 'Drink Bar', você paga um valor à parte e pode beber qualquer uma das opções disponíveis e quantas vezes quiser. Geralmente têm vários sabores de refrigerantes e sucos, café e chás.

Semelhante ao 'Free Refil' daqui, mas com mais opções e é você quem se serve.

Nesse restaurante eu conheci a sopa de tomate! Nunca mais fui a mesma, praticamente ia lá só por causa dela e quando voltei ao Brasil consegui 'reproduzir' a receita.



'Family Restaurant' com 'Drink Bar'. Não dá para ir nesse local sem pedir como entrada Focaccia de Queijo e Waffle Fries. É bom demais!

Comi também esse maravilhoso espaguete com camarões. Outro destaque do cardápio são os fondues.



'Family Restaurant' com 'Drink Bar'. Já deu para perceber o quanto eu amo restaurantes desse gênero não é? Sou viciada em macarrão e nessa sopinha de tomate, então acabava comendo muito, mas posso dizer: o menu inteiro desses lugares costumam ser uma delícia.

Tem opções para todos os gostos, outra coisa bem legal é o cardápio infantil. Em qualquer lugar pensam nas crianças, comidas bem caprichadas para agradar os pequenos. Dá até vontade de pedir algo desse menu, mas nem pode! XD



'Family Restaurant' com 'Drink Bar'. Nessa foto dá para visualizar como funciona o sistema do drink bar, este restaurante em especial além disso tem o 'Soup Bar'

Para mim beber à vontade não compensa, mas se aplicar isso às sopinhas... Super vantajoso! Fiz a festa quando fui. Apesar de ser daquelas instantâneas são muito gostosas.



Se quiser experimentar um fast food local esse é o meu indicado! O sanduíche não é um trambolho, cabe em uma mão e é delicioso. Amo as batatas fritas, são bem gordinhas.



Mais dois lugares para comer hambúrguer, o primeiro é restaurante e serve várias opções recheadas.
O segundo (Lotteria) é fast food, difícil alguém não encontrar nada para comer. Não tem erro.



Japão só tem frutos do mar? Ainda pensa assim? Esse aqui é para acabar com isso. E não é só para os carnívoros fazerem a festa, aqui se encontra o 'Salad Bar'.

Isso mesmo! Depois das bebidas e sopas, nesse restaurante você pode se servir no buffet de saladas à vontade!


Hoje em dia não é preciso temer viagem a algum país fora das rotas mais comuns, Mc Donald's é uma praga mundial e em casos extremos pode ser a salvação dos 'chatos', aliás na rede de lá tem um sanduíche com camarão! E é uma maravilha! Recomendo para quem é apaixonada como eu o/

Para tranquilizar a galera, olhem só mais algumas opções também encontradas no Japão: Baskin Robbins e Dennys! Ambos têm nos EUA. Mister Donut não sei se tem em outros países, pela foto já dá para perceber a gostosura...



Aiiiiiiiiiiiiiiii >_< Infelizmente esse eu nunca provei, entretanto não poderia deixar de fora. Minhas amigas sempre comentaram, eu morria de vontade experimentar e não tive chance.

Praticamente um balde de sorvete com cobertura, frutas e bolinhos. Para comer em turma! 

Eu sou absurdamente apaixonada pelas sobremesas do Japão, eles não são nada enjoativas, não sou "formiguinha", prefiro salgado ao doce, mas lá eu comia muito (além do meu normal!).

É tudo muito caprichado, conhece Re-ment? Os docinhos parecem ser daquele jeito por serem miniaturas de tão fofinhos, mas aquela é a realidade das sobremesas no Japão. De olhar e ter dó de comer. Gostosos e lindos.


Quem não conhece nem imaginaria pratos como esses na culinária japonesa. Doria e Guratan são muito comuns, dá para encontrar em qualquer lugar. Do restaurante às lojas de conveniência.

Os dois têm a mesma base: molho branco e queijo. São deliciosamente gratinados, Doria leva arroz e Guratan é com macarrão (meu preferido). Alguns têm camarão também (sempre procuro por eles).


Apesar de querer mostrar o 'outro lado' da gastronomia japonesa resolvi acrescentar essa parte para quem não tem frescura de experimentar coisas novas.


Para facilitar a compreensão poderia definir o Yakiniku como o churrasco japonês. Até os enjoados -grau extremo- podem gostar.

Uma grelha com fogo fica no meio da mesa, num prato ao lado vários tipos de carnes cortadas em tirinhas bem finas. Cada um pega uma fatia e assa como preferir.

Quem quiser pode escolher algum molho e mergulhar antes de comer. Muito gostoso, e eu nem sou muito fã de carne. Igual esse não provei nada igual, bem saboroso.


Pronúncia: lámen-iá. Todo mundo já comeu miojo certo? Essa é a versão mais sofisticada, tem vários tipos e pode ser turbinada com ovo, carne e/ou legumes. Para acompanhar: guioza (massa fininha, recheio de carne com verdura ou somente carne) cozidos no vapor e depois dourados na chapa.

Não é preciso nem ir até o Japão para experimentar essa delícia, em São Paulo tem o Aska, recomendo o lugar. Sou freguesa fiel, costumo ir com frequência e tá sempre cheio. É igualzinho ao do Japão, não fica devendo nada.


Pronúncia: sushi-iá. Só para quem gosta de sushi, não dá para atravessar o mundo sem conhecer um sushiya.

Uma esteira percorre o restaurante inteiro com diversos tipos de sushis para pegar seus preferidos e ir empilhando os pratos (no final uma funcionária contabiliza tudo, os preços variam e são identificados de acordo com os modelos dos pratinhos).

Além dos tipos passando pela esteira ainda existem outros no cardápio, é só solicitar e o pedido especial vem em um trenzinho. Já vi brasileiros pegando o sushi do trem e nem era deles, acontecia por desconhecerem o funcionamento do local.

Sobremesas e sucos (de caixinha) também circulam pela esteirinha. Dependendo do local passam uns camarões gigantes =9

Já vi isso em SP, mas nem tem comparação ao verdadeiro sushiya.
___________________________________________________________________________________________________________

Dá para ver o menu de todos os restaurantes 'linkados', tá tudo em japonês (óbvio), mas dá para encontrar. Eu mesma não entendo nada e vivo fuçando nos sites (passando vontade).

Espero ter conseguido provar um pouco para todos a existência (sim!) de delícias e gostosuras em um país completamente diferente do nosso e nem por isso pior, só passa fome quem se fecha no pré conceito e não experimenta.

Comida estranha tem em todos os lugares do mundo, o pior erro das pessoas é generalizar.  Lá é até difícil pedir coisa para comer e ser surpreendido (negativamente) com algo inesperado porque a maioria dos cardápios têm fotos de todos os pratos e em muitos lugares há as vitrines com reproduções dos itens do menu,  até falei um pouquinho disso aqui.

Ahhh já ia me esquecendo. As padarias japonesas também são muito boas e vale a pena! Na Liberdade/SP dá para ter um gostinho de como é, na Bakery Itiriki.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa, adorei esse post, muito interessante mesmo!
Eu confesso que tinha uma ideia bem errada das comidas do Japão, principalmente pelo que já vi na tv, que geralmente mostra as comidas mais "estranhas"
Já tentei comer sushi, mas não consigo de jeito nenhum ><
Mas morri de vontade de todas essas comidas que vi aqui, parecem muito boas *-*
Também gostei das porções serem menores, principalmente o hambúrguer, porque assim permite que você experimente outras coisas também.
Só achei sacanagem não poder pedir as coisas do menu infantil xD Comidas feitas para crianças já me salvaram em muitas ocasiões hehe

Anne disse...

Oi Ju!

Eu não comia praticamente nada de comida japonesa, tem que começar aos poucos com as opções não tão estranhas. Fui indo assim e hoje em dia gosto,

Nossa, o menu infantil é demais! Eu sempre olhava e dava muitaaaa vontade de comer.

As porções são bem pequenas mesmo, várias vezes saí com vontade de comer mais (gulosa). Achava engraçado o prato com um hambúrguer, um pouquinho de milho, molho e TRÊS batatinhas fritas (gordinhas, mas é pouco).

Enrolei tanto para fazer esse post, mas ficava com preguiça. Aí um dia me revoltei e finalmente saiu!

Postar um comentário

* Informações sobre produtos: clique na imagem ou leia o post *

Para todos os outros comentários: muito obrigada!

Related Posts with Thumbnails